Sinistralidade do plano de saúde empresarial

Sem dúvidas, um bom plano de saúde é um dos principais benefícios para atrair novos talentos, devido ao peso que ele exerce na decisão dos profissionais na hora de aceitar uma proposta em uma empresa. Porém, é muito importante que a empresa esteja atenta a sinistralidade, para manter a saúde financeira e a manutenção desse benefício.

Primeiramente, o que é sinistralidade?
É denominado como sinistro sempre que o seguro precisa cobrir um evento que estava previsto na apólice do contrato. No caso do plano de saúde, sempre que você precisa acioná-lo para um procedimento como consultas, exames e cirurgias, o plano de saúde cobre as despesas – ocorre, portanto, o sinistro.

Como é calculada a sinistralidade?
Resumindo, sinistralidade é um cálculo que as seguradoras/operadoras fazem para saber se estão saindo no prejuízo ou não. Para o devido cálculo da taxa de sinistralidade, o gasto com todos os sinistros é dividido pelo valor do prêmio total pago pela empresa e multiplicado por 100, gerando uma porcentagem. Se o resultado for maior do estabelecido em contrato, ocorre um reajuste no valor do contrato, impedindo prejuízos aos planos de saúde.
4 formas de reduzir a sinistralidade do plano de saúde
Para que o equilíbrio financeiro da empresa não seja afetado é importante adotar estratégias para incentivar o uso consciente dos recursos. Para isso, listamos 4 dicas que vão te ajudar a reduzir a sinistralidade dos planos de saúde:
1. Foque na Atenção Primária à Saúde

Invista em ações preventivas para impedir o desenvolvimento de doenças graves, oferecendo ginástica laboral constante, disponibilizando mobiliário ergonômicos (mesas e cadeiras), incentivando a realização de check ups anuais, organizando campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, focando no diagnóstico precoce e incentivando hábitos saudáveis, oferecendo descontos em academias, etc.
2. Conscientize os colaboradores sobre o uso do benefício
Realize reuniões, conversas, distribua materiais como vídeos e textos com o objetivo de conscientizar seus colaboradores a fazerem um bom uso do benefício.
Realize ações para que os profissionais da sua empresa deem mais valor para o benefício e evitem essas despesas desnecessárias que pesam no orçamento.
3. Opte pelo plano com coparticipação
Como os colaboradores contribuem parcialmente com as despesas, através de coparticipação em consultas e exames, é uma maneira eficaz de controlar o uso excessivo do plano de saúde.
4. Escolha quem ofereça programas de saúde
Invista em planos de saúde que realizam ações de assistência específica para os mais variados públicos como gestantes, tabagistas ou familiares de pacientes oncológicos, por exemplo.
Isso é importante pois demonstra o compromisso da operadora/seguradora com os seus beneficiários.

Entre em contato com a Benevis e solicite uma cotação para o plano de saúde empresarial que mais se adequa às necessidades da sua empresa.

Planos de Saúde e Benefícios